Páginas

domingo, 9 de março de 2014

“Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!”(Mt 4,3)


Primeiro domingo da Quaresma
Mt 4,1-11
Naquele tempo, 1o Espírito conduziu Jesus ao deserto, para ser tentado pelo diabo.2Jesus jejuou durante quarenta dias e quarenta noites, e, depois disso, teve fome. 3Então, o tentador aproximou-se e disse a Jesus: “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” 4Mas Jesus respondeu: “Está escrito: ‘Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus’”.
5Então o diabo levou Jesus à Cidade Santa, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo, 6e lhe disse: “Se és Filho de Deus, lança-te daqui abaixo! Porque está escrito: ‘Deus dará ordens aos seus anjos a teu respeito, e eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’”. 7Jesus lhe respondeu: “Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus!’”
8Novamente, o diabo levou Jesus para um monte muito alto. Mostrou-lhe todos os reinos do mundo e sua glória, 9e lhe disse: “Eu te darei tudo isso, se te ajoelhares diante de mim, para me adorar”. 10Jesus lhe disse: “Vai-te embora, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás ao Senhor, teu Deus, e somente a ele prestarás culto’”.11Então o diabo o deixou. E os anjos se aproximaram e serviram a Jesus.

No primeiro domingo da quaresma somos convidados a refletir sobre as tentações de Jesus. Jesus sai de sua casa, de seu convívio familiar e vai fazer um grande retiro na oração e no jejum, em preparação para o seu ministério pastoral. Vai para o deserto e lá passa 40 dias. O número 40 tem um simbolismo fantástico para o povo judaico, lembram os 40 anos da trajetória do povo hebreu pelo deserto depois da fuga do Egito, lembram os 40 dias e 40 noites do dilúvio, e tantos outros acontecimentos marcantes na historia do povo hebreu. Os santos padres viram nesse numero um numero cósmico, são 4 os cantos do mundo e são 10 os mandamentos de Deus, entenderam nesse numero o número da historia da humanidade (Cf. Bento XVI, Papa,-Jesus de Nazaré : primeira parte : do batismo no Jordão à transfiguração, pag. 42). Jesus Cristo vem ao mundo com a missão de redimir o gênero humano, Ele prova todas as angustias do homem, exceto o pecado, se faz pequeno para nos salvar. Ele toma sobre seus ombros toda a historia da humanidade. Ele desce ao homem caído para eleva-lo aos céus. Nosso Senhor neste período de retiro e oração contempla cada uma de nós para salvar-nos e dar-nos vida nova.
Depois de rezar e jejuar o Senhor é tentado, até ele homem-Deus não foi poupado dos assédios de satanás. Jesus é livre não é um robô nas mãos do Pai, mais sua vontade única é fazer a vontade de quem o enviou, ele sendo homem tinha liberdade para ser levado pelo assedio do antigo inimigo. E o demônio sabia que ele estava com fome, ele era também humano viveu em tudo a condição humana, menos no pecado. “Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães!” . A priori vemos que ele ataca na fome física de Jesus, porém ele vai bem mais fundo que isso. A fome é uma das maiores desgraças a humanidade. A quem não comove ver as multidões de famintos, o que poderíamos esperar de um Deus todo amoroso e misericordioso se não acabar com a fome no mundo? E esse sempre foi o dilema do cristianismo, Deus não mudou essa situação, ele não transformou as pedras dos desertos, não encheu o prato dos famintos, não deu uma prova cabal de sua existência. Esse discurso nem de longe foi o de Jesus, não que Nosso Senhor não tenha se preocupado com nossa miséria, mais colocou tudo em seu lugar, buscai primeiro o reino de Deus e sua Justiça e tudo mais será acrescentando(Mt 6,33). Essa também é uma tentação nossa, de nos fazer salvadores da pátria, o marxismo, a teologia da libertação são provas claras disso, buscamos primeiro satisfazer a fome do povo e Deus é colocado em outro plano, isso gera toda a sorte de incompreensões e imposições ao homem, muitas vezes ferindo sua dignidade e liberdade e mudado a fé transcendente para um puro materialismo. Mais isso difere do mistério de Deus, difere do caminho que Ele propõe para a humanidade, Deus não se mostra com um rastro unanime de glória, temos que abrir nosso coração para a sua graça e a partir daí vermos a sua presença até na mais singela criatura.
Deus nos convida nesta quaresma a percorrer esse caminho: Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça. Pois tudo vem a partir disso, toda forma autentica e durável de caridade, que proporciona o pão para todos vem desse sentimento de gratuidade que brota do coração dos que amam a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário